CEADEC - Votoramtim

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


Nome: Jacu Nome científico: (Penelope Obscura)


Ave silvestre muito comum na matas de Mairinque, pode ser observada no horto florestal de Mairinque, também conhecido como jacuguaçu, mede 73 cm de comprimento. Sua plumagem é verde-bronze bem escura, de longe parece ser negro.Pescoço com uma barbela vermelha e peito finamente estriados de branco. Pernas anegradas. Asas grandes e arredondadas. O macho possui a íris vermelha e a fêmea, castanha. Produz um som estridente quando avista alguma ameaça.

Habitat: Mata atlântica alta, onde ocorra frutos nativos, ocorre também em capões.

Ocorrência: Sudeste e sul do Brasil, de Minas Gerais e Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul; Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia. No Rio de Janeiro ocorre nas montanhas, em São Paulo na Serra do Mar, no litoral e em parte do interior onde ocorra o bioma mata atlântica.
Hábitos
O sinal de excitação é abrir e fechar impetuoso da cauda. Têm o tique de sacudir a cabeça. À tardinha, antes de empoleirar-se, tornam-se muito inquietos, sendo tal nervosismo aparentemente ansiedade para achar um bom lugar de dormida. Voa relativamente bem apesar de sua capacidade de vôo ser reduzida. Desce das árvores das florestas muitas vezes para alimentar-se de minhocas e pequenos insetos.

Alimentação: Frutas, folhas e brotos de angico, ingá e outra s árvores. Bebem na beira dos riachos. O ato de beber se assemelha ao dos pombos, é um processo de sugar, com o bico mantido dentro d'água, notando-se a ingestão do líquido pelo movimento da garganta.

Reprodução: Monógamos. Os machos dão comida para as fêmeas que estão chocando, virando e abaixando a cabeça, como os pais alimentam os filhos. O casal acaricia-se na cabeça. O par faz um ninho pequeno nos cipoais, às vezes no alto das árvores ou em ramos sobre a água ou ainda em troncos caídos. Aproveitam também os ninhos abandonados de outras aves. Pode instalar-se sobre um galho entre gravatás cujas folhas ela pisa, obtendo assim um ninho. Os ovos são grandes e brancos. O período de incubação é de 28 dias. As ninhadas são de dois a três filhotes

Ameaças: O desmatamento e a caça ilegal reduziram drasticamente a população dessas aves. É necessário aproveitar-se da boa potencialidade de reprodução em cativeiro para se obter espécimes a serem utilizados em programas de repovoamento. Muito apreciada como caça, não parece mas está em extinção.

Nenhum comentário: